domingo, 19 de junho de 2016

Como falar com sua filha sobre seu corpo: Não fale

Vagueando pelo facebook dei de caras com este texto que decidi partilhar com vocês pois achei fantástico:

"Como falar com sua filha sobre seu corpo, passo um: Não fale com sua filha sobre seu corpo, exceto para lhe ensinar como ele funciona.
Não diga nada se ela perdeu peso.
Não diga nada se ela ganhou peso.
Se você acha que o corpo de sua filha parece incrível, não diga isso. Olha algumas coisas que você pode dizer em vez disso:
"Você está tão saudável!" é ótimo.
Ou talvez, "Você parece tão forte."
"Eu vejo como você está feliz. Você está brilhando."
Melhor ainda seria elogiá-la em algo que não tem nada a ver com seu corpo.
Não comente sobre os corpos de outras mulheres também. Não. Nem um único comentário, não um comentário agradável ou um comentário maldoso.
Ensine-a a ser bondosa para com os outros e também bondade para com ela mesma.
Não se atreva a falar sobre o quanto você odeia seu corpo na frente de sua filha ou falar sobre sua nova dieta. Na verdade, não faça dieta na frente de sua filha. Compre comida saudável. Cozinhe refeições saudáveis. Mas não diga: "Eu não estou comendo carboidratos agora." Sua filha nunca deve pensar que os carboidratos são ruins, porque vergonha sobre o que você come só leva a vergonha sobre si mesmo.
Incentive sua filha a correr para sentir-se melhor. Incentive sua filha a escalar montanhas pois não há lugar melhor para explorar sua espiritualidade do que o pico do universo. Incentive sua filha a surfar, ou escalar, ou moutain bike porque isso a assusta e as vezes é uma coisa boa!
Incentive a sua filha a amar futebol ou Hockey ou Remo pois esportes vão ajudá-la a ser uma líder melhor e uma mulher mais segura.. Explique-lhe que não importa quantos anos você tem, você nunca vai parar de precisar de um bom trabalho em equipe. Nunca a obrigue a jogar um esporte que não goste.
Prove a sua filha que as mulheres não precisam de homens para mover seus móveis.
Ensine sua filha a cozinhar couve.
Ensine sua filha a assar bolo.
Passe a ela a receita de bolo de Natal da vó. Passe a ela o seu amor por estar fora de casa.
Talvez você e sua filha tenham coxas grossas ou costelas largas. É fácil odiar essas partes do corpo que não são tamanho-zero. Não odeie. Diga a sua filha que, com suas pernas, ela pode correr uma maratona se ela quiser, e sua caixa torácica não é nada além de uma proteção para fortes pulmões. Ela pode gritar e ela pode cantar e ela pode levantar-se do mundo, se assim quiser.
Relembre a sua filha que a melhor coisa que pode fazer com o seu corpo é usá-lo para movimentar a sua bela alma."
~ Sarah Koppelkam





1 comentário:

  1. Não sou apologista de radicalismos mas compreendo perfeitamente este forma de pensar!

    ResponderEliminar