sexta-feira, 24 de junho de 2016

PRIDE 2016

No próximo dia 2 de Julho realiza-se a Marcha LGBTQ+ 2016 no Porto, pelas 15horas com início na Praça da República.






Este movimento começou por se chamar GLS (gays, lésbicas e simpatizantes) que mais tarde evoluiu para LGBT (lesbicas, gays, bissexuais, transsexuais e transgéneros). Hoje, usa as siglas LGBTQIAPD ou LGBTQ+ , um termo muito mais abrangente que envolve lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, trânsgeneros, queer, interssexuais, assexuais, panssexuais e demissexuais.



A marcha surgiu em Stonewall, quando, na década de 60, um bar frequentado por gays e lésbicas foi invadido pela polícia. Inocentes foram agredidos e presos, o que revoltou a comunidade. Nesse mesmo ano, em 28 de Junho mais de 2000 pessoas invadiram as ruas como protesto ao acontecimento. Desde então o dia 28 de Junho é o dia oficial do orgulho gay e nesse mesmo mês são organizadas paradas e marchas por todo o mundo


Qual o significado da marcha LGBTQ+ e porque é importante?

A parada tem como objectivo conscientizar as pessoas da diversidade existente na sociedade e que todos merecem, para além de respeito, os mesmos direitos. 
A marcha LGBTQ+ é também um espaço de visibilidade das comunidade não heterossexual e onde todos nos sentimos seguros e apoiados.  Vamos mostrar a todos que estamos aqui prontos para lutar pelos nossos direitos e que ninguém nos vai impedir... ao mesmo tempo que celebramos o amor e a diversidade.
É um evento contra a LGBTQ+fobia que infelizmente ainda faz parte do nosso coitidiano. 

Este ano é principalmente importante, depois do ataque lgbtfóbico em Orlando, que nos mostrou que o ódio ainda consegue vencer ao amor.


LISBOA 2016




COLOMBIA 2016




BRASIL 2016


ÍNDIA Dezembro 2015


Em breve no Porto. Apareçam. São todos bem vindos.
Contra a discriminação. 
Pela igualdade. 



 UmaCabeleireiraFeminista

Sem comentários:

Enviar um comentário