Este movimento começou por se chamar GLS (gays, lésbicas e simpatizantes) que mais tarde evoluiu para LGBT (lesbicas, gays, bissexuais, transsexuais e transgéneros). Hoje, usa as siglas LGBTQIAPD ou LGBTQ+ , um termo muito mais abrangente que envolve lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, trânsgeneros, queer, interssexuais, assexuais, panssexuais e demissexuais.
A marcha surgiu em Stonewall, quando, na década de 60, um bar frequentado por gays e lésbicas foi invadido pela polícia. Inocentes foram agredidos e presos, o que revoltou a comunidade. Nesse mesmo ano, em 28 de Junho mais de 2000 pessoas invadiram as ruas como protesto ao acontecimento. Desde então o dia 28 de Junho é o dia oficial do orgulho gay e nesse mesmo mês são organizadas paradas e marchas por todo o mundo
Qual o significado da marcha LGBTQ+ e porque é importante?
A parada tem como objectivo conscientizar as pessoas da diversidade existente na sociedade e que todos merecem, para além de respeito, os mesmos direitos.
A marcha LGBTQ+ é também um espaço de visibilidade das comunidade não heterossexual e onde todos nos sentimos seguros e apoiados. Vamos mostrar a todos que estamos aqui prontos para lutar pelos nossos direitos e que ninguém nos vai impedir... ao mesmo tempo que celebramos o amor e a diversidade.
É um evento contra a LGBTQ+fobia que infelizmente ainda faz parte do nosso coitidiano.
Este ano é principalmente importante, depois do ataque lgbtfóbico em Orlando, que nos mostrou que o ódio ainda consegue vencer ao amor.
LISBOA 2016
COLOMBIA 2016
BRASIL 2016
ÍNDIA Dezembro 2015
Em breve no Porto. Apareçam. São todos bem vindos.
Contra a discriminação.
Pela igualdade.
UmaCabeleireiraFeminista