domingo, 12 de junho de 2016

O estereótipo que magoa




Mais um dia no salão, mais uma reflexão...

Sou sempre a favor da liberdade de escolha, principalmente no que diz respeito às crianças. Acho que só assim aprenderão a tomar decisões e a viver com elas. Vejo, no entanto, muitos pais e mães que obrigam os filhos a fazer certas coisas. E não estou a falar de coisas obviamente obrigatórias, tipo ir para a escola, mas de coisas básicas, como cortar o cabelo.

Ontem no salão uma mãe levou a filha, que devia ter aproximadamente 6 anos, para cortar o cabelo. Enquanto esperavam ouvi algumas conversas entre ambas e era óbvio o desagrado e a tristeza da menina que não queria, de todo, cortar o cabelo. 
Antes do corte a menina especificou à mãe que queria cortar apenas as pontas, no entanto e entre dentes, a mãe pediu à cabeleireira para cortar o cabelo pelos ombros.

Deu-se de seguida um pranto de lágrimas que só desvaneceu dos meus ouvidos à medida que as duas foram saindo porta fora...

A tristeza da criança era dolorosa de assistir.
 Consegui notar no seu olhar o quanto aquilo a magoou... O quanto ela odiou a mãe (e a cabeleireira) naquele momento... O quanto aquilo a marcou para a vida... E marcou mesmo, acreditem!

Como cabeleireira assisto muitas vezes a raparigas com 17, 18 anos e até bem mais de 20 que se recusam a cortar o cabelo devida a experiências de infância. Acho que todas(os) nós conhecemos alguém assim.

No decorrer deste acontecimento, e como feminista que sou, muitas foram as questões que me passaram pela cabeça.

Acredito que naquele momento aquela menina estivesse a sentir que estava a perder a sua feminilidade... que deixou de ser bonita... que parece um rapaz. 
E porquê?
Porque, provavelmente, a mesma mãe que hoje a obriga a cortar o cabelo, ontem, e durante toda a infância a ensinou a saber "ser uma menina", "parecer uma menina", "agir como uma menina" .
Se o estereótipo de menina bonita e perfeita não estivesse na cabeça da criança, a reacção talvez não fosse esta... talvez ela própria quisesse cortar o cabelo! Como eu quis!

Porque o nosso aspecto não define quem nós somos, não define o nosso género e muito menos a nossa sexualidade!

Porque todos os pais e mães deviam ensinar os filhos a ser seres humanos e apenas isso!

Porque a igualdade provém da desconstrução desde a infância!

Porque a igualdade nos dá liberdade!

Porque ainda precisamos de lutar!



UmaCabeleireiraFeminista

6 comentários:

  1. Este, foi provavelmente um dos episódios mais revoltantes que assisti naquele salão! Certas mães (e pais) deviam levar dois pares de estalos às vezes, que não lhes fazia mal nenhum.
    Gostei do post ;)

    ResponderEliminar
  2. Também não concordo nada com este tipo de imposições!

    ResponderEliminar
  3. De facto, é um abuso imenso. Se a criança não quer cortar, pois que não tem de ser obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... mas a mãe não tem tempo para tratar do cabelo da miúda. A minha resposta pra isso: Quem não pode ter filhos, não tem.

      Eliminar
  4. Acho que essas imposições que os pais fazem aos filhos,só deixam as crianças frustadas.os pais deveriam deixar os filhos livres,para crescerem independentes.

    fim-de-outono.blogspot.com.br

    ResponderEliminar